"Diga-me com quem andas e eu te direi se vou contigo" Letice Botelho
Categorias: Papo de buteco

Há alguns dias escrevi um post levantando a hipótese que talvez nossa imprensa estivesse ficando mais sofisticada, mas essa semana já aconteceu uma coisa que me fez repensar um pouco isso :) Definitivamente não são todos os veículos que estão seguindo o mesmo caminho.

O exemplo que eu tinha usado no outro post foi da Folha, que confesso que gosto bastante. Eles são críticos, têm posições próprias e estão fazendo um jornal moderno, com ênfase em infográficos e espaço para “mea culpa” excelente (a sessão Ombudsman, publicada quinzenalmente).

Mas infelizmente nem todo mundo está com essa visão… E o que me deixa mais revoltado é a Veja. A revista mais lida do país, na minha humilde opinião, está cada vez mais caída. Parece que eles estão querendo atingir um público maior fazendo um jornalismo sensacionalista. E eu nem sou desses que acha a Veja “porca capitalista”, li e acompanhei por muito tempo, mas tenho a impressão que a qualidade caiu bastante recentemente.

Esta semana isso está nítido… As capas da Veja e da Newsweek se parecem bastante (reproduzo abaixo). A diferença são os assuntos: enquanto a Newsweek fala da possibilidade de estarmos entrando em outra bolha financeira – aliás, em um artigo ótimo – a Veja está falando de… tchananan… fim do mundo! O que, cá entre nós, me parece um super jabá pelo lançamento desse filme 2012 na semana que vem. Na boa, tomara que seja um jabá, porque escrever uma besteira dessas sem nem estar ganhando dinheiro, deliberando que o tema é de fato relevante para capa, realmente é muita pobreza de espírito.

Se bem que é consistente com as capas que a revista vem trazendo nos últimos meses: dieta que funciona, barraco de atriz da Globo, ator da Globo viciado em drogas

Desserviço total para a população.

3 Comentarios

Ricardo

novembro 6th, 2009

Gostei desse… até espalhei pelo meu twitter. acho que é a primeira coisa que meus seguidores vão receber de mim desde que eu entrei nessa parada :)

Breno Jácome

novembro 7th, 2009

Taí, vim guiado pelo tweet do Mascote.

Sensacional esse comparação das capas!

Feliphe

novembro 7th, 2009

Mascote é marketeiro do meu blog! :)

Deixe um comentario

As seguintes tags HTML serao aceitas em seus comentarios:
+ Negrito: <b>Texto</b>
+ Italico: <i>Texto</i>
+ Link: <a href="http://url" target="_blank">Link</a>