"Diga-me com quem andas e eu te direi se vou contigo" Letice Botelho
Categorias: Papo de buteco, Web

akinator

Mercado em crise, conflitos na Faixa de Gaza, crise energética entre Rússia e União Européia… Sei que tem um monte de problemas sérios acontecendo, então pode ser que o tema desse post vá parecer um pouco bobo para o momento. Mas está sendo mais forte que eu… Tenho que falar…

AKINATOR!!! :)

E não sou só eu que estou pensando nisso. Olhem abaixo a tendência de busca dos últimos 30 dias no Google Brasil para o site do jogo, contra os termos “Gaza”, “Russia” e “Crise”. 

tendencias

Na boa, quem não conhece ainda por favor entre agora e jogue, se não talvez você não entenda minha embasbacação. Basicamente o Akinator é um jogo “Perfil” moderno: você pensa em uma pessoa (famosa de preferência), o site te faz até 20 perguntas e, a partir das suas respostas, descobre o nome que você pensou. Falando assim parece idiota, mas o índice de acertos do gênio é bizarramente alto.

Decidi escrever sobre o Akinator aqui porque, além do troço ser muito divertido, ainda é inteligente pra caramba. Exemplo perfeito de inteligência coletiva bem aplicada à abrangência da internet. O site tem por trás um algoritmo que o deixa mais inteligente a cada jogo, tanto quando acerta como quando erra. Quando ele adivinha corretamente as perguntas utilizadas se reforçam para determinada pessoa, quando ele não acerta ele te pergunta em quem você estava pensando. Nessa ele fica mais inteligente ainda, pois adiciona uma nova pessoa à sua base de dados. Como o esquema é engraçado cada vez mais gente joga, consequentemente mais rápido ele aprende, e o fenômeno está criado.

ciclo_akinator

Agora imaginem no potencial dessa idéia: um monte de gente alimentando bases de dados com seu próprio conhecimento, por livre e espontânea vontade, simplesmente porque está se divertindo enquanto faz isso.

Bem… Já pensaram nisso :) E a tendência está cada vez mais forte. Abaixo listo alguns sites onde a idéia está sendo explorada, vocês verão que o movimento está muito mais avançado do que imaginaríamos.

FOLDit :: Solve Puzzles For Science
O FOLDit é uma espécie de “Tetris” moderno, que está ajudando a desvendar um dos principais desafios da biotecnologia: a lógica por trás da formação de proteínas. Os jogadores do FOLDit, ao criarem virtualmente novas cadeias protéicas, na verdade estão apoiando cientistas no desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas. Com os resultados desse projeto já foram publicados diversos artigos nas revistas Nature e Science.

GWAP :: Games With a Purpose
O lema do GWAP é ousado: ajude o mundo enquanto você joga. O site potencializa a idéia de tags e segmentação da internet, observando padrões no nosso comportamento que podem ajudar na organização das informações espalhadas pela web. O jogo mais famoso deles, o ESP, rotulou mais de 50 milhões de fotos com palavras-chaves, depois deu origem à própria ferramenta do Google que está ajudando a tagear imagens da internet. Os cálculos do Google podem ranquear textos, mas não podem dizer o conteúdo de uma foto ou de um vídeo. Nossos olhos podem, e essas ferramentas se utilizam disso.

reCAPTCHA
Esse é sensacional. Você já viu aquelas palavras distorcidas que aparecem em alguns sites quando estamos confirmando uma operação, como um cadastro por exemplo? Pois bem, essas imagens com as palavras tortas são chamadas de “captchas”. Esses sites as utilizam porque computadores espiões não conseguem ler esse texto, então quando você responde corretamente você prova ao sistema que é humano. O reCAPTCHA utiliza esse recurso para identificar fragmentos de textos em manuscritos antigos que estão sendo digitalizados, mas que não foram reconhecidos pelo computador por estarem muito distorcidos. Ele coloca esse código junto com outro captcha real em formulários de cadastro espalhados pela internet. A segunda imagem seria o verdadeiro “teste de humanidade”. Ao decifrar corretamente as duas palavras para confirmar a operação você prova que é humano e ao mesmo tempo ajuda a digitalizar o tal manuscrito, sem nem se dar conta. O sistema já ajudou a transcrever mais de 1 bilhão de palavras, e está sendo utilizado agora para digitalizar 130 anos de edições antigas do The New York Times.

Fala sério… Esse mundo está ficando louco. Mas eu me amarro nessa idéia :)

Da próxima vez que você ficar que nem um maluco jogando no Akinator não sinta-se tão culpado. Pense que você está ajudando na disseminação da idéia de inteligência coletiva aplicada a jogos e serviços na internet. :)

10 Comentarios

Daniel Veloso

janeiro 14th, 2009

cara, q cool! hauhauauahuhaua…
Primeiro eu pensei no Wolverine, ele acertou. Eu achei legal, mas pensei, mto fácil. Aí eu pensei no Hyoga de Cisne (Cavaleiros do Zodíaco, lembra?), pô, bem menos conhecido. O gênio acertou.
Aí eu pensei: “agora vou sacanear”, e pensei no príncipe Arthas, q vai d herói a vilão naquele jogo Warcraft (conhece?). Maluco, não é que bicho acertou tb… Cara, quem conhece o príncipe Arthas??? Eu mal lembrava o nome dele.
Cara, bizarro… No momento não me ocorre um personagem mais underground q esse que não seja conhecido só por mim e meia dúzia d pessoas. Mas vou jogar mais depois hehehe…

Tem alguma iniciativa desse tipo nacional?

Abração!

Daniel Veloso

janeiro 14th, 2009

Não é possível, ele adivinhou a Donatela Fontini sei lá como… Na boa, ele não me fez perguntas suficientes pra chegar a ela. Pra mim era certo, até a 19ª pergunta q ele não ia acertar, aí, na 20ª ele manda um “Seu personagem é brasileiro?” Porra!!! D onde ele tirou isso?

Feliphe

janeiro 14th, 2009

Existe a teoria de que ele escuta a gente falando :)

joana

janeiro 22nd, 2009

viciada em gwap agora!

Si

janeiro 25th, 2009

Esse Akinator é de lascar MESMO! Só errou uma vez. Tô boquiaberta.
Rsrsrs…

Mariana

março 3rd, 2009

Sério…Renato Sorriso ( O gari da Sapucaí) , Mãe Dinah e Uvinha do desenho da Moranguinho foi demais para mim! O Akinator acerta todas!!

Rafael

março 14th, 2009

Esta muy bueno
A mi me adivinó a Eber Ludueña y a Papá Pitufo..
También me adivinó el Cocodrilo de Lacoste.
Saludos

Sofia

abril 28th, 2009

Eu pergutei pra ele sobre meu boneco do
runescape e ditei o nome do meu boneco e le adivinhou nao sei como.
Ele adivinhatudo mesmo!!!!!!!!!!!!.

Breno

novembro 8th, 2009

Na época desse post eu conhecia o Akinator e o achava bastante direto para pessoas brasileiras. Hoje depois de ler sobre ele aqui no feliphe.com resolvi jogar novamente.

Sabe que ele levou mais de 10 perguntas até identificar que o personagem era brasileiro? Ficou durante um bom tempo perguntado sobre Anime e se a pessoa era japonesa.

Resumo da ópera, o Akintor passou longe da resposta. Disse que era uma personagem de uma novela de 6 meses atrás.

Pelo visto os brasileiros pararam de jogar e cederam espaço para os Japoneses…

Lara

novembro 13th, 2010

PÔ, esse cara é ninja, eu pensei em um monte de sacanagem, ousadia e ele acertou

Deixe um comentario

As seguintes tags HTML serao aceitas em seus comentarios:
+ Negrito: <b>Texto</b>
+ Italico: <i>Texto</i>
+ Link: <a href="http://url" target="_blank">Link</a>